Professores das Salas de Recurso
utilizam a Plataforma Currículo+
Os professores
responsáveis pelas Salas de Recurso da Diretoria de Ensino – Região Sul 1 realizam
ações utilizando os recursos digitais da Plataforma Currículo +, pertencente ao
Programa Novas Tecnologias, Novas Possibilidades.
Estes professores participaram no dia 24.06.2015 da
Orientação Técnica “Currículo + a favor do conhecimento do aluno público-alvo
da Educação Especial”, que teve como objetivos apresentar a plataforma
interativa, assim como perceber a importância das novas tecnologias para mediar
os conhecimentos dos alunos. A orientação técnica foi realizada pela Equipe de
Educação Especial formada pela Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de
Educação Especial Elisabete Evangelista e Supervisoras Soraya Vicente e o
Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de Tecnologia Educacional Jefferson
Heleno Tsuchiya. Nesta formação os professores elaboraram um plano de aula
partindo de um objeto digital de aprendizagem e estruturaram o plano de aula com
as dificuldades apresentadas pelos alunos público-alvo da Educação Especial.
Professores da sala de recurso interagindo com a plataforma Currículo +
“No início o aluno apresentou
dificuldade em digitar o número que faltava na sequencia e assim, repetiu o
número anterior ao que faltava, percebeu que não ficou correta a sequencia, o
que o levou a repensar e corrigir o número repetido para o número posterior. Ao
jogar novamente apresentou melhor desenvoltura na utilização do teclado, mouse
e identificação do número a ser completado.”
Professora Rosilene H. Lopes
|
A partir da formação, os professores
desenvolveram estratégias diferenciadas utilizando os jogos da plataforma. A professora
Isabel Fátima Natal Oliveira, da EE Prof. Arthur Wolff Neto e a professora
Hatsuko Itocazu, da EE Paulo Eiró utilizaram na sala do Programa Acessa Escola
o jogo interativo "Feche a caixa", integrante da plataforma
Currículo+, que aborda conteúdos e habilidades dos temas Campo Aditivo e
Números e Operações. Esta atividade foi realizada em duplas, o que auxilia na
cooperação, colaboração e socialização de todos os alunos. Após a atividade no
computador, as professoras também construíram o jogo em tabuleiro para que os
alunos pudessem manuseá-lo.
Na EE Manuel
Borba Gato, a professora Rosilene H. Lopes, utilizou o “Jogo do
castelo”. O objeto é um
jogo, com até cinco jogadores por partida, onde os alunos tem que completar
cinco ou dez números que faltam no quadro numérico, trabalhando os temas
Números e Operações e as Sequências Numéricas.
Na mesma unidade
escolar, a professora Fernanda Papa utilizou de forma lúdica e divertida, o
jogo Contando de 5 em 5 para ensinar seus alunos a contagem e a sequência
numérica
Em outra atividade, a
professora Roseli Maria de Carvalho, da EE Prof. Zenaide Lopes de Oliveira
Godoy disponibilizou para os alunos, na sala de recurso, brinquedos de cores
variadas e durante a brincadeira livre introduzir o tema cores, chamando a
atenção para as diferentes cores dos objetos. Em um segundo momento na sala de
informática utilizou o jogo “Lousa legal” da plataforma currículo +, abordando
o tema iniciado na sala de recurso. Pintar figuras, escolher letras com
determinada cor, adicionar figuras, escolher e trocar a cor de fundo da lousa,
paisagens de cores diferentes eram os desafios que o objeto digital
proporciona, além de auxiliar no sistema de escrita.
Já a
professora Leiliane Fontene relatou ao utilizar o Jogo das Cores, integrante da
plataforma: “No primeiro momento por meio
do currículo + meu objetivo em relação á atividade: “Jogo das cores”,
era que o
aluno aprendesse, identificasse
e reconhecesse as diferentes cores, desenvolvendo o raciocínio lógico. O
aluno gostou muito do jogo e ficava encantado ao ver as bisnagas com as tintas
de diferentes cores e o pincel movimentando-se e mudando a cor dos desenhos. Cada
cor utilizada na atividade era dita para o aluno e o mesmo repetia as cores
informada pela professora, já que o aluno não reconhece as cores.”
As professoras Isabel F. N. Oliveira e Hatsuko Itocazu socializando atividades |
Os
professores das salas de recurso estão utilizando as ferramentas da plataforma
currículo+ e compartilhando suas boas práticas, como ocorreu na orientação
técnica “A importância dos jogos lúdicos na Educação Especial”, mediada pela
professora Elisabete Evangelista em que os professores puderam relatar suas
vivências com a tecnologia e compartilhar seus planos de aula conectando a
Educação Especial e a plataforma Currículo+.
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